Portugal: um paraíso para viver e desfrutar da reforma

16 January, 2024

São cada vez mais os estrangeiros que escolhem Portugal para passar grandes temporadas, principalmente, depois da reforma.
Sabe porquê? A equipa Exclusive Algarve Villas explica-lhe tudo!

Para além do clima ameno todo o ano e da fantástica costa Atlântica que banha metade da fronteira do país, Portugal é um dos países europeus mais acessíveis. Na maior parte dos casos, como por exemplo para os cidadãos norte-americanos, o processo de visto é directo, não é necessário fazer o exame de condução na língua local, como noutros países,  bastando uma simples troca da carta de condução actual por uma portuguesa, a saúde é uma das melhores do mundo, a preços acessíveis e, muitos locais, especialmente a geração mais jovem, fala inglês.

O povo português, muitas vezes caracterizado como um dos mais simpáticos e genuínos do mundo, a beleza natural do país e o fácil acesso ao resto da Europa são outras características que não deixam indiferente quem visita o país e acaba por decidir ficar.

O que Portugal não tem em tamanho, ganha em diversidade.
De cidades animadas a vilas medievais pitorescas, este pequeno país tem algo para quase todos:

Lisboa, a vibrante capital de Portugal, é uma mistura energética de museus, concertos, restaurantes, casas históricas com azulejos e charme antigo.

Próximo dali, a cidade de Cascais tem sido, há muito tempo, um refúgio popular para expatriados, onde amigos se encontram em cafés locais para beber vinho, fazer caminhadas ao longo da costa ou praticar yoga juntos.

Uma hora a norte de Lisboa está a Costa de Prata, que possui encantadoras cidades mais pequenas como Caldas da Rainha, Nazaré e Aveiro. Aqui, aldeias costeiras encontram-se com colinas cobertas por terras agrícolas e animais a pastar.

Mais ao norte está a segunda maior cidade do país, o Porto. Famosa pela sua região vinícola do vinho do Porto e vinhedos em socalcos ao longo do Rio Douro, a sua colorida zona ribeirinha é um local popular para locais e expatriados.

Ao sul de Lisboa, encontra-se a região do Alentejo, incluindo Beja e Évora. Na primavera, a maior e mais rural região do país é coberta por campos de flores silvestres perfumadas que florescem ao redor de imponentes sobreiros e olivais.

No sul está o Algarve, com um dos melhores climas da Europa.
Cidades como Tavira e Lagos oferecem uma mistura de charme antigo, comodidades modernas e paisagens naturais de cortar a respiração.
As temperaturas amenas no inverno, com pouca chuva, tornam o Algarve o destino perfeito para os entusiastas de ar livre e actividades como o golfe e desportos marítimos.
Se o inglês é um idioma falado um pouco por todo o país, no Algarve é comum em qualquer lugar, devido ao fluxo de turistas, principalmente, do Reino Unido.

Com 3 aeroportos - Lisboa, Porto e Faro - é fácil, não apenas chegar ao país como visitá-lo na totalidade dos seus 92 000km’s.

A maioria dos estrangeiros que escolhem Portugal para viver a sua reforma conseguem fazê-lo com cerca de $3.000 por mês, dependendo do estilo de vida e se são proprietários ou inquilinos.
Propriedades perto da costa têm um preço mais alto mas a qualidade da construção e as vistas deslumbrantes que possibilitam são impagáveis.

Para a maioria dos americanos, por exemplo, a maior economia vem com os cuidados de saúde em Portugal, sem sacrificar a qualidade.
De facto, Portugal continua a ser classificado em 12º lugar de acordo com a classificação da Organização Mundial de Saúde e os residentes em Portugal têm acesso tanto ao sistema de saúde público quanto ao privado.
O sistema público é gratuito e cobre todas as idades, sendo aplicadas pequenas taxas ao consultar um médico ou ser hospitalizado.

A maioria dos expatriados possui, no entanto, um seguro de saúde privado, um requisito do visto de residente, e prefere usar o sistema de saúde privado de baixo custo, já que se assemelha mais ao que estão acostumados nos EUA.

Muitos hospitais e clínicas em Portugal orgulham-se de exibir o selo de aprovação ouro da Joint Commission International, um reconhecimento que diz que são dos melhores do mundo.

Para além de tudo isto, e de acordo com o Global Peace Index, Portugal continua a ser classificado como um dos países mais seguros do mundo.
A taxa de criminalidade é baixa, a violência armada é inexistente e até mesmo os idosos vivem sem carros, caminhando à noite, sem medo.

Se equaciona Portugal como o sítio ideal para a sua reforma e procura investir ou comprar um imóvel no sul de Portugal, a equipa Exclusive Algarve Villas encontra-se totalmente disponível para o ajudar, em todo o processo.

Garantimos acesso à melhor localização, uma abordagem directa, rápida e eficiente, respeitando a sua privacidade e realizada no seu idioma, tendo por base uma equipa altamente especializada e com  quase duas décadas de experiência.

Entre em contacto connosco, sem compromisso!

Ou consulte AQUI alguns dos imóveis actualmente disponíveis.